A verdade por trás de uma senha realmente forte

Esqueça tudo o que você sabe sobre compor senhas fortes. A fórmula que mistura números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos é mais fácil de ser descoberta por malwares ou hackers e menos eficaz do que uma senha composta apenas por frases, a chamada “passphrases”. Para fazer uma  senha realmente forte, conheça a frase-senha, um modelo mais eficaz contra ataques chamados de “brutal force”, quando uma senha é descoberta por um computador por intermédio de tentativas e erro. No entanto, criar uma frase secreta realmente segura é extremamente difícil, pois os seres humanos tendem a seguir padrões e são genuinamente incapazes de criar algo de fato aleatório.

Baseado nisso, em 1995, Arnold Reinhold desenvolveu um método de composição de senhas fortes chamado Diceware. Conhecido por gerar senhas realmente seguras através de frases secretas, o modelo não segue um padrão específico, o que dificulta (e muito) o trabalho de um hacker.

Para compor uma senha “inquebrável” como o método sugere, você precisará de alguns utensílios básicos, como: um dado, uma folha de papel, caneta ou lápis e a tabela de palavras estruturada pelo criador, que você pode baixar aqui. Tudo funciona de uma maneira muito simples: O primeiro passo é lançar o dado cinco vezes, sempre anotando os números obtidos. Assim que você obtiver uma sequência de cinco números, procure na tabela a palavra correspondente. Por exemplo, digamos que sua sequência seja 24454. Ao consultar a tabela, a palavra referente à esta sequência é: “envoy”. Portanto, esta é a primeira palavra da sua senha.

 

senha realmente forte

Reinhold, inventor do método, sugere que este procedimento seja repetido seis vezes, a fim de que se chegue a seis palavras. O método é tão seguro que se a sua senha possuir apenas uma palavra, as chances de alguém descobrir é uma em 7.776. Se forem duas palavras, as chances pulam para uma em 60.446.176, pois eleva-se 7.776 ao quadrado. Portanto, se tivermos 6 palavras como Reinhold sugere, a estatística é astronômica. Nem mesmo 25 milhões de anos, com um trilhão de tentativas sendo feitas a cada segundo, serão suficientes para revelar a sua senha. Ganhar na mega-sena é de longe muito mais fácil.

De uma maneira simples, é possível criar uma senha com status de segurança praticamente inquebrável. Se você deseja estar sempre por dentro de novidades em como otimizar o seu dia a dia profissional, fale com o BONNJUR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *