Quatro dicas para prolongar a vida útil do seu notebook

Quatro dicas para prolongar a vida útil do seu notebook

Veja nossas dicas para prolongar a vida útil do seu notebook.

Notebooks pessoais se tornaram indispensáveis na vida de muitas pessoas. Através deles, podemos trabalhar, consumir conteúdos, efetuar compras e armazenar nossos principais documentos e arquivos. Especialistas afirmam que uma máquina como esta, tem uma vida útil que varia de 3 a 5 anos, em média. Pode ser que ele dê sinais de superaquecimento, lentidão ou até mesmo barulhos estranhos antes ou depois deste tempo. No entanto, existem algumas pequenas atitudes que podem fazer com que a vida útil do seu notebook seja prolongada. Confira a seguir, quatro formas que o ajudarão a viver mais e melhor:

prolongar a vida útil do seu notebook

– Não deixe superaquecer: Neste caso, o ideal não é saber o que fazer, e sim o que não fazer. Neste tópico, a palavra da vez é não: Não use o seu computador em cima de almofadas ou em cima da cama e tampouco deixe o note no seu colo enquanto você manuseia. Atos como estes podem bloquear a saída de ar do sistema de ventilação do aparelho, fazendo com que ele fique cada vez mais quente. Além disso, é recomendável limpar as saídas de ar regularmente. Falando nisso, o próximo tópico aponta justamente para essa necessidade.

– Mantenha a limpeza: Existem basicamente dois tipos de limpeza: A “superficial” que está relacionada com os cuidados externos do seu notebook, e a limpeza interna, que é sempre melhor executada quando fica a cargo de um técnico. Na limpeza externa, os cuidados estão mais ligados com a tomada de precauções a fim de evitar riscos. Evite comer perto dele, alimentos que caem migalhas, para que não entre nos pequenos vãos do teclado. Evite também bebidas, pois acidentalmente, elas podem cair em cima do seu laptop. Pó e outros tipos de sujeiras também devem ser limpados periodicamente, mas nunca utilizando produtos químicos. A limpeza interna, no entanto, é a mais importante, pois ela ajuda a excluir itens inutilizados, fornecer mais espaço e agilidade.

– Gerencie a bateria: Eis o elemento-chave do bom funcionamento dos notebooks. Existem alguns mitos e verdades que envolvem a bateria, por isso, é importante que se analise as recomendações dadas pelo fabricante de cada modelo. Há pessoas que preferem deixar a bateria esgotar totalmente para então carregá-lo. No entanto, a revista Wired divulgou recentemente a suposta maneira ideal: ao recarregar, deixe atingir os 80% e carregue novamente por volta dos 40%. Não custa experimentar, não é?

– Mantenha-o atualizado: Atualizar programas e sistema e formatar o disco de vez em quando, são atitudes que contribuem não só para o prolongamento da vida útil, como para um adequado funcionamento do aparelho. Portanto, considere manter o sistema operacional em dia, atualizando-os sempre que for indicado. Formatar o disco rígido é importante da mesma forma, pois além de apagar arquivos sem uma extensão definida, ajuda a combater vírus e outros tipos de arquivos maliciosos.

Para saber mais como otimizar o seu dia a dia com soluções eficientes, entre em contato com o BONNJUR.

 

Files Go é o novo gerenciador de arquivos do Google

O app chamado Files Go, desenvolvido pelo Google e disponível para o sistema Android, está chegando para simplificar as funções de um gerenciador de arquivos. A iniciativa, que visa principalmente liberar memória do celular, permite diversas funções. As principais são: apagar imagens duplicadas, remover aplicativos que não estão sendo utilizados e transferir arquivos em alta velocidade sem a necessidade de estar conectado à internet. Com o Files Go, é possível visualizar, mover, editar ou renomear arquivos salvos na memória interna ou expandida do dispositivo. O Files Go é capaz de fazer uma varredura no seu celular, a fim de verificar (e posteriormente excluir) arquivos inúteis que apenas ocupam espaço na memória.

files go

Outra vantagem do app, é permitir a transferência de arquivos entre dispositivos Android, através de Bluetooth. Isso significa que, desde que o destinatário tenha o sistema Android, você não precisará mais perder tempo abrindo e fechando e-mail para enviar arquivos.

Mesmo listado na Play Store, por enquanto este novo gerenciador de arquivos está em fase inicial de testes. Existe a possibilidade de baixá-lo de outras maneiras, porém efetuar o download de programas por fora do Google Play não é recomendável por questões de segurança. Ainda não há previsão de quando será o lançamento oficial do Files Go, mas certamente será uma excelente opção para aqueles que não gostam ou não se sentem bem baixando apps de terceiros que executam esta mesma função. O fato de que o sistema operacional do Google nunca teve um bom gerenciador de arquivos, está com os dias contados.

Para estar sempre antenado à novidades e dicas, entre em contato com o BONNJUR.

Rede-Mesh: Tecnologia que distribui igualmente o sinal do seu Wi-Fi

Rede-mesh: Eficiência no Wi-fi

A cena de ter que mudar de lugar na sua casa, escola ou trabalho pra conseguir um sinal um pouquinho melhor do Wi-Fi é mais comum do que gostaríamos que fosse.  Geralmente o que acontece é que, a qualidade da internet depende diretamente da proximidade com a rede cabeada. Quanto mais longe estamos, menos qualidade de sinal temos. Para solucionar este problema, o Google lançou recentemente um aparelho denominado Google Wifi que pretende levar as chamadas “redes mesh”, até então muito utilizadas em grandes empresas, para outros lugares que fazem parte do nosso dia a dia, principalmente, a residência onde moramos.

O objetivo principal desta mistura de roteador com repetidor de internet, é ser um dispositivo capaz de melhorar a conexão nos lugares ao distribuir de forma igualitária o sinal de internet em todos os ambientes.

Rede-Mesh
Rede-Mesh

Mas o que é afinal uma rede mesh e de que forma ela se diferencia da rede Wi-Fi tradicional?

A grande diferença é que a rede mesh (que significa malha) não é composta por um único roteador conectado à rede banda larga, e sim, uma rede de nós que trabalham em conjunto para distribuir um sinal de internet de forma efetiva nos mais diversos pontos de um ambiente. Os nós podem ser entendidos como roteadores e repetidores de alta eficiência. Assim, a novidade neste sistema não diz respeito apenas à qualidade da distribuição do sinal Wi-Fi como também no avanço da tecnologia por trás em sincronizar todos os dispositivos de acordo com o roteador que dá cobertura à localização.

Quanto mais nós, isto é, unidades avulsas do Google Wi-Fi ou mesmo roteadores OnHub, a qualidade da conexão fica ainda mais veloz. Quanto ao custo, vai depender de quantos “nós” você vai optar por distribuir pela casa. Uma unidade custa por volta de R$ 420,00 e garante cobrir um ambiente de até 40m².

Para saber mais sobre como otimizar o seu dia a dia, fale com o BONNJUR.

Versão empresarial do Whatsapp disponível para testes

O Whatsapp vêm incrementando suas funções há algum tempo buscando ser um facilitador em nosso dia a dia. Um exemplo disso, é o recente anúncio do lançamento da versão empresarial do Whatsapp, que já pode ser testada. Para usá-la, são apenas dois pequenos passos: fazer a sua inscrição como testador de produtos empresarias do aplicativo e posteriormente baixar a versão dedicada às empresas.

O Whatsapp é um canal de comunicação fácil e prático, que facilita o contato direto com as pessoas e consequentemente, encurta a burocracia de uma comunicação que por ventura poderia ser mais demorada, como esperar por uma resposta de e-mail. É por este motivo que é muito comum que seja levado ao app questões de trabalho, assuntos burocráticos e relacionados à negócios que acontecem em simultaneidade com assuntos pessoais.

Além da desorganização, é possível que informações importantes ou até mesmo contatos se percam em meio à tantas conversas diferentes e é justamente em meio à essa atmosfera conflituosa que mistura trabalho com vida pessoal que está embasada a razão de uma versão exclusiva para o âmbito empresarial.

versão empresarial do Whatsapp

O ponto principal que difere a versão empresarial da versão comum do Whatsapp gira justamente em torno desta particularidade: a de criar um canal oficial do seu negócio. Dentre os recursos disponíveis, estão:

– Business Profile: Criação de um perfil comercial;

– Chat Migration: Migração das mensagens da versão convencional do aplicativo;

– Auto Responses: Definição de respostas automáticas;

– Analytics: Possibilidade de elaboração de estatísticas básicas relacionadas às interações com os clientes

Denominado WhatsApp Business, a versão permite uma presença comercial mais profissional e sólida assim como uma comunicação mais eficiente com clientes. Uma outra importante facilidade, é a permissão do cadastro de telefone fixo, interessante para as empresas comerciais que possuem um espaço físico.

Para ficar sempre antenado às novidades, seja cliente BONNJUR.

 

Como escanear documentos pelo celular

Como escanear documentos pelo celular em quatro apps

As múltiplas funções de um celular estão sendo cada vez mais aprimoradas e desenvolvidas para que nossas necessidades diárias possam estar concentradas num único lugar: o smartphone. Desta vez, estamos falando sobre como você pode deixar de ser refém de uma máquina de scanner ou até mesmo de favores caso precise escanear aquele documento de última hora. Por meio de quatro, dos inúmeros aplicativos existentes para esta função, você consegue escanear documentos pelo celular de forma fácil, rápida e com excelente qualidade, desde que a câmera do seu celular também tenha qualidade.

Qualquer um dos apps listados a seguir, estão disponíveis tanto para Android como para IOS e possuem interface em português. Confira as principais diferenças de cada aplicativo:

– CamScanner

O primeiro passo para começar a usar o CamScanner é fazer um cadastro via e-mail ou telefone. É possível escanear e transformar em documentos, fotos que o usuário registre em tempo real ou que as tenha guardadas na galeria do celular. Após a seleção, é solicitado o ajuste de algumas opções como dimensões, brilho ou cor.  Por fim, a foto é salva no arquivo de sua preferência, PDF ou JPG.

camscanner

– ScanWrit

Ao contrário do CamScanner, este app não precisa de cadastro, mas o restante do processo é o mesmo. O usuário pode tanto aceitar o “ajuste automático” proposto pelo app, como também mexer manualmente em itens de cor, brilho e contraste, por exemplo. O arquivo será salvo na biblioteca do aplicativo e poderá ser editado com ferramentas como caneta e borracha.

 

– ScanBot

A diferença do ScanBot para os demais é que este app permite escanear diversas páginas em sequência, o que seguramente economiza tempo e trabalho. Outro diferencial é poder enviar automaticamente os arquivos para serviços de nuvem, como Dropbox e Google Drive ou compartilhar via e-mail.

 

Como escanear documentos pelo celular

– TinyScan

O TinyScan também permite que o arquivo final seja compartilhado por e-mail. A novidade é que ele oferece opções para o tamanho do papel que você deseja que determinado arquivo seja salvo. As opções variam entre o habitual A4, papel carta, A3, A5 e outros.

 

Para saber mais como otimizar o seu dia a dia com soluções eficientes, entre em contato com o BONNJUR.

Os riscos de manter seus aparelhos conectados ao Bluetooth

Os riscos de manter seus aparelhos conectados ao Bluetooth

Smartphones, câmeras, impressoras, sons automotivos e aparelhos de televisão são apenas alguns dos exemplos de equipamentos que podem ser conectados à um sistema para comunicação sem-fio (wireless) conhecido como Bluetooth.

No entanto, o ato (aparentemente) inofensivo de deixar o Bluetooth ligado nestes equipamentos, principalmente no seu celular, pode causar problemas graves.

O problema está em um malware (programa malicioso) conhecido por BlueBorne, que devido à sua característica de “expansão pelo ar” pode permitir que hackers invadam não apenas smartphones, mas também outros equipamentos, como aparelhos de TV ou notebooks.

Os riscos de manter seus aparelhos conectados ao Bluetooth.

Este problema foi detectado e apontado por pesquisadores da empresa de segurança Armis. Segundo o levantamento, a estimativa é de que esta falha poderia afetar mais de 5,3 bilhões de dispositivos no mundo. A empresa também complementa que além do BlueBorne, existem mais riscos. Abaixo, listamos outras três eventuais ameaças:

– Bluebugging: É considerado um dos mais graves. Este tipo de ataque aproveita os “bugs” na identificação do dispositivo para conseguir controlá-lo. O risco que se corre, vai desde o roubo de dados à propagação de vírus. Infelizmente, o BlueBorne não solicita nenhuma operação do dono do aparelho para agir, como por exemplo clicar em algum link.

– Bluejacking: Não é tão nocivo quanto ataques por meio de malwares. Neste caso, hackers acessam agendas, mensagens e dados, mas principalmente utilizam um protocolo do sistema para enviar mensagens à vítima por intermédio de um contato, uma nota ou um cartão eletrônico (VCard).

– Bluesnarfing: Está relacionado com o roubo de informações e é mais perigoso que o Bluejacking. No entanto, neste caso é mais difícil o invasor ter sucesso, pois o hacker precisaria estar a menos de 10 metros do equipamento hackeado.

Os riscos de manter seus aparelhos conectados ao Bluetooth
Os riscos de manter seus aparelhos conectados ao Bluetooth

Para se proteger contra estas invasões, existem algumas recomendações que são eficientes. A primeira delas é ter a consciência de que o mais seguro é manter o Bluetooth desligado quando ele não estiver sendo utilizado. Você também pode configurar o seu aparelho para o “modo oculto”, deixando-o invisível a hackers assim como dar preferências a equipamentos mais modernos que solicitam um código de confirmação quando alguém tenta se conectar ao seu dispositivo. Além disso, empresas como Google, Microsoft e Linux oferecem aos seus clientes programas que realizam correções em dispositivos com falhas, conhecidos como “patches”.

Para estar sempre antenado às novidades e dicas, entre em contato com o BONNJUR.

#savethedate Workshop de Gestão Jurídica

#savethedate Workshop de Gestão Jurídica

Nas noites dos dias 18/10 e 08/11 será realizado um evento de capacitação de curta duração (6 horas) que abordará os 3 P´s da Gestão para Escritórios de Advocacia:

– Planejamento: Envolve as áreas de Marketing, Estratégias e Finanças;

– Processos: Aborda conceitos de gestão da informação e qualidade dos serviços jurídicos;

– Pessoas: Ideal para tratar de questões fundamentais relacionadas à liderança e desenvolvimento de equipes de alta performance.

O objetivo principal do evento é direcionar e apontar os caminhos para implantar uma exitosa gestão de seu escritório.

As inscrições têm um custo de R$ 70,00 e as vagas são limitadas.

O evento será realizado no auditório da sede da ÉOS Inovação na Advocacia, localizada na Avenida João Gualberto, 1881 – 3º andar.

Para saber mais sobre a ÉOS, clique aqui.

gestão jurídica

10 aplicativos para ter em seu celular, segundo a Apple

Se você tivesse que escolher 10 aplicativos para ter em seu celular, nada melhor do que seguir uma lista elaborada pela Apple, não é mesmo? As recomendações variam desde apps que permitem transferir dinheiro, a editores de fotos ou vídeos. Com os milhares de aplicativos disponíveis no mercado, a lista é de grande valia na hora de filtrar as inúmeras opções disponíveis em determinada categoria e assim, escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

A maioria dos apps recomendados pertencem à categoria fotos e vídeos, responsáveis principalmente por edições. Se você estiver em busca de apps eficientes para melhorar suas fotos ou vídeos, entre os selecionados pela gigante da tecnologia estão o VSCO, Replay Video Editor, Camera +, MSQRS e BuzzFedd Video, que por sinal é um dos serviços de mídia digital que mais cresce no mundo.

10 aplicativos para ter em seu celular

Os demais apps representam uma categoria diferente e estão listados abaixo:

Dark Sky: Um passo além da previsão do tempo. Informa especificamente sobre temporais e nevascas, mas que para o Brasil, já não se adequa tão bem.

1Password: Segundo a Apple, é o melhor programa para gerir senhas e o mais apropriado para guardar suas informações pessoais a sete chaves, pois além de guardá-las, ele auxilia na criação de senhas mais fortes. Este app te permite proteger documentos e informações pessoais, como diferentes logins e senhas. Um fator de destaque é com relação aos navegadores: Não importa se você utiliza mais de um navegador em seu computador, o 1Password é capaz de registrar todos os códigos independente do browser que você escolher. Para complementar a segurança, as senhas (que são salvas pelo app) podem ser criptografadas.

Venmo: É o representante do âmbito financeiro. Indicado para quem deseja fazer transferências de dinheiro pelo smartphone. O app pertence ao gigante do ramo de pagamentos eletrônicos (PayPal) e conta com versões tanto para Android, quanto para IOS.

Runkeeper: Para os esportistas de plantão, a sugestão vai para o Runkeeper. O app é responsável por registrar corridas, cronometrar tempos, calcular ritmos e batimentos cardíacos e ainda estabelecer treinos e metas. Mais de 45 milhões de pessoas já aderiram ao app, que gratuitamente está disponível para Android e IOS.

Jet: Destacado não só pela Apple, mas também pelo Google como um dos melhores aplicativos que existem, o foco principal está em mudar a forma como compramos, e ser uma plataforma inteligente de compras. O Jet propõe transformar custos integrados em descontos, como por exemplo custos de envio. Assim como a maioria, o app é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Todos estes 10 apps citados foram criados para facilitar a sua vida. Para conhecer mais uma maneira de tornar as coisas mais fáceis, entre em contato com o BONNJUR.

PDF SAM: A solução para limitar os bytes de um arquivo PDF

O “PDF Split and Merge” mais conhecido como PDF SAM, é uma ferramenta desenvolvida para separar e juntar arquivos PDF, possibilitando que um arquivo grande seja enviado digitalmente, com o aplicativo é possível separar um documento PDF em capítulos, páginas únicas ou da maneira que você queira dividi-lo. O caminho inverso também é possível: o programa possibilita juntar vários arquivos neste formato para compor um único documento.

PDF SAM

No entanto, o PDF SAM vai além. Ele possibilita ainda, por exemplo, alternar as páginas de dois documentos ou até mesmo rotacioná-las e reordená-las.

Para os profissionais que trabalham no âmbito judicial, a função exercida pela ferramenta PDF SAM é bastante útil devido ao fato de que o sistema de envio de petição eletrônica digital não aceita arquivos maiores que 2,0 MB. Portanto, por ser bastante comum estes arquivos excederem o limite permitido, a solução está em dividi-los em arquivos menores, para enfim, possibilitar o envio sem maiores problemas.

Portanto, para tal finalidade, o software mais recomendado pelas Superintendências Judiciais é o PDF Split and Merge, que significa basicamente: separar e juntar.

O uso é simples, basta seguir alguns passos listados abaixo:

Após efetuar o download e a posterior instalação do programa, inicia-se prontamente o procedimento da divisão através do PDF SAM. Abra o programa e no menu, clique na aba “Plugins” selecionando a opção “Dividir”. Em seguida, selecione a opção “adicionar” para carregar o arquivo que pretende dividir.

Após selecionar o arquivo, no menu “opções de divisão” escolha o subitem “dividir a este tamanho” e especifique ao lado o tamanho de cada uma das partes deste arquivo, chamado de “arquivos de saída”. O recomendado é que você indique um número aproximado de 1.8MB. Esta medida deve ser escrita sempre com um ponto dividindo os números 1 e 8 e ao final, o MB de “megabytes” também deve estar indicado separadamente do número final, no caso 8.

Em seguida, na “pasta de destino” selecione a opção “idêntica à origem” caso você deseje que os arquivos que foram divididos sejam salvos no mesmo local que o de origem. Caso contrário, há a opção “escolha uma pasta”.

Logo abaixo do campo “pasta de destino” está a opção “substituir ficheiro, se existente” que deve ser marcada. O item logo abaixo “comprimir ficheiro(s) de saída” deve ser desmarcado. Em “versão pdf do documento” opte por versão 1.4 (Acrobat 5).

Após estes ajustes, clique em “executar” e os arquivos serão divididos. As nomenclaturas dos arquivos que foram separados, também podem ser alteradas. Após este procedimento, os arquivos terão o tamanho correto para serem enviados através da web.

Para ficar por dentro de mais facilidades para a sua vida profissional, entre em contato com o BONNJUR e conheça nossas vantagens.

 

Ler livros em 15 minutos: É possível

As novas tecnologias podem se converter em aliadas de quem não tem tempo ou disposição de sobra para ler livros que costumam exigir uma atenção maior. Atualmente, é cada vez mais comum a leitura de livros na forma de e-books através de e-readers como kindle, ou livros em dispositivos digitais, como smartphones ou tablets. Porém, o tempo exigido para a leitura destes livros não difere em nada do bom e velho exemplar físico. Os novos apps listados abaixo, foram desenvolvidos para fazer com que seja possível assimilar a ideia principal de um livro em aproximadamente 15 minutos. Assim, além de conhecer a essência do conteúdo dos livros que te interessam, você pode economizar algumas horas e decidir se estenderá a leitura para a obra completa ou se aterá aos 15 minutos do livro em questão.

O primeiro app que iremos comentar foi criado em Berlim e atualmente conta com mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo. O Blinkist oferece um catálogo com mais de 2.000 livros de quase 20 categorias diferentes que estão resumidos em breves leituras. A ideia é reunir as ideias-chave dos livros, resumi-los em um áudio de 15 minutos e assim, poupar algumas horas do seu tempo. O app está disponível tanto para Android quanto para IOS, porém com dois contrapontos: a versão grátis contém um número bastante limitado de opções e os áudios são disponibilizados apenas em inglês e alemão. Se optar pela versão paga, além de ter acesso ao acervo com mais de 2000 títulos, os audiolivros podem ser sincronizados off-line e você pode ouvir quando quiser.

Ler livros

Outra opção em um idioma relativamente mais acessível à nós brasileiros que o alemão, é o Lectoramas, disponível em espanhol. Com um pouco mais de 1 ano no mercado, o app atua da mesma maneira. Permite ler ou escutar as principais ideias de obras de não-ficção em um tempo estimado de 15 minutos. Para os diretores da empresa, o app está direcionado para todas as pessoas que buscam a ideia central do conteúdo de um livro ou que necessitem ler sobre um tema específico por questões profissionais, mas que não tem tempo para fazê-lo. O “Lectoramas” está também disponível para os dois sistemas operacionais: Android e IOS.

 

BONNJUR

O conteúdo dos livros disponíveis é amplo: varia desde historia de não ficção até economia, biografias, saúde ou autoajuda. Você pode começar experimentando um livro mais longo, que seguramente te roubaria horas e horas e então comprovar se a iniciativa destes aplicativos pode de fato facilitar a sua vida. Para continuar em busca de alternativas que otimizem o seu tempo, entre em contato com o BONNJUR e conheça nossas vantagens.