Dicas para estudar a Jurisprudência

dicas jurisprudencia

Antes de mais nada, a Jurisprudência é a ciência do direito e das leis, um conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato.

Os concursos cada vez mais estão sendo mais exigentes em relação aos conhecimentos jurisprudencial do candidato. Agora não basta você apenas memorizar as sumulas e sim ter o profundo conhecimento sobre elas.

As bancas examinadoras estão explorando mais a fundo os conhecimentos, e além das súmulas e dos entendimentos já consolidados pelos Tribunais, as bancas também exploram as divergências entre eles, bem como a “construção” jurisprudencial ao longo do tempo.

Diante dessa nova tendência das bancas examinadoras, o candidato precisa aperfeiçoar seu método de estudo. Nós temos algumas dicas para estudar a Jurisprudência:

Dica 1: faça a leitura de informativos comentados. É sempre recomendado que o candidato acompanhe os informativos. Outra boa opção são os livros que dividem os informativos por ano e por assunto.

Dica 2: faça o estudo da jurisprudência, sempre que possível, conjugado com o estudo da doutrina e da lei seca. Separe os julgados relevantes a serem estudados conforme você avança no estudo da doutrina. Ex: se você irá estudar o tema “prescrição” e “decadência” no Direito Tributário, aproveite para estudar o entendimento jurisprudencial do STF e do STJ logo após fazer a leitura da doutrina e da lei seca.

Dica 3: faça a leitura de todas as súmulas, principalmente do STF, STJ e TNU. O único cuidado que você precisa ter é identificar aquelas súmulas mais antigas que traduzem um entendimento já superado.

O estudo da jurisprudência deve fazer parte do cotidiano do concurseiro. Monte sua estratégia de preparação e mantenha-se firme nos estudos!

Dicas para estudar a Jurisprudência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *