O que é SPAM?

Você já deve ter ouvido, mas o que é spam?

SPAM é o nome dado às mensagens indesejadas que chegam até você por e-mail, embora também possam circular em outros meios, como redes sociais e blogs. A prática do SPAM é tão disseminada que é praticamente impossível evitar que você receba uma mensagem do tipo. Felizmente, algumas atitudes podem ajudar você a solucionar o problema.

o que é spam

SPAM é um tipo de mensagem eletrônica que chega ao usuário sem que este tenha solicitado ou considere a hipótese de recebê-lo. Em geral, esta prática tem finalidade comercial, ou seja, tenta fazer com que a pessoa adquira algum produto ou serviço. Mas também pode ser um meio para a disseminação de golpes, hoax (boatos), difamação, malwares e assim por diante.

Outra característica do SPAM é que este tipo de mensagem costuma ser disparado para centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo. Este é um dos motivos de sua existência: o SPAM pode chegar a um número consideravelmente grande de pessoas em um intervalo de tempo muito curto e sem grande esforço.

Isso acontece porque o spammer (indivíduo responsável pela emissão de SPAM) sabe que a mensagem só causará efeito em uma parcela pequena de pessoas e, portanto, necessita de meios para fazer o alcance ser o maior possível. Em muitas situações, caso ele obtenha retorno com apenas 1% ou 0,5% do total de mensagens, por exemplo, provavelmente o seu envio já terá valido a pena.

O fator custo também influencia: o spammer pode utilizar ferramentas criadas especificamente para este fim, fazendo com que o retorno obtido compense os gastos necessários para utilizá-las. Em outras palavras, o SPAM também existe por ser barato.

Para não acontecer este tipo de coisa, evite fazer cadastro em qualquer site ou deixar seu email com estranhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *