Quatro dicas para prolongar a vida útil do seu notebook

Quatro dicas para prolongar a vida útil do seu notebook

Veja nossas dicas para prolongar a vida útil do seu notebook.

Notebooks pessoais se tornaram indispensáveis na vida de muitas pessoas. Através deles, podemos trabalhar, consumir conteúdos, efetuar compras e armazenar nossos principais documentos e arquivos. Especialistas afirmam que uma máquina como esta, tem uma vida útil que varia de 3 a 5 anos, em média. Pode ser que ele dê sinais de superaquecimento, lentidão ou até mesmo barulhos estranhos antes ou depois deste tempo. No entanto, existem algumas pequenas atitudes que podem fazer com que a vida útil do seu notebook seja prolongada. Confira a seguir, quatro formas que o ajudarão a viver mais e melhor:

prolongar a vida útil do seu notebook

– Não deixe superaquecer: Neste caso, o ideal não é saber o que fazer, e sim o que não fazer. Neste tópico, a palavra da vez é não: Não use o seu computador em cima de almofadas ou em cima da cama e tampouco deixe o note no seu colo enquanto você manuseia. Atos como estes podem bloquear a saída de ar do sistema de ventilação do aparelho, fazendo com que ele fique cada vez mais quente. Além disso, é recomendável limpar as saídas de ar regularmente. Falando nisso, o próximo tópico aponta justamente para essa necessidade.

– Mantenha a limpeza: Existem basicamente dois tipos de limpeza: A “superficial” que está relacionada com os cuidados externos do seu notebook, e a limpeza interna, que é sempre melhor executada quando fica a cargo de um técnico. Na limpeza externa, os cuidados estão mais ligados com a tomada de precauções a fim de evitar riscos. Evite comer perto dele, alimentos que caem migalhas, para que não entre nos pequenos vãos do teclado. Evite também bebidas, pois acidentalmente, elas podem cair em cima do seu laptop. Pó e outros tipos de sujeiras também devem ser limpados periodicamente, mas nunca utilizando produtos químicos. A limpeza interna, no entanto, é a mais importante, pois ela ajuda a excluir itens inutilizados, fornecer mais espaço e agilidade.

– Gerencie a bateria: Eis o elemento-chave do bom funcionamento dos notebooks. Existem alguns mitos e verdades que envolvem a bateria, por isso, é importante que se analise as recomendações dadas pelo fabricante de cada modelo. Há pessoas que preferem deixar a bateria esgotar totalmente para então carregá-lo. No entanto, a revista Wired divulgou recentemente a suposta maneira ideal: ao recarregar, deixe atingir os 80% e carregue novamente por volta dos 40%. Não custa experimentar, não é?

– Mantenha-o atualizado: Atualizar programas e sistema e formatar o disco de vez em quando, são atitudes que contribuem não só para o prolongamento da vida útil, como para um adequado funcionamento do aparelho. Portanto, considere manter o sistema operacional em dia, atualizando-os sempre que for indicado. Formatar o disco rígido é importante da mesma forma, pois além de apagar arquivos sem uma extensão definida, ajuda a combater vírus e outros tipos de arquivos maliciosos.

Para saber mais como otimizar o seu dia a dia com soluções eficientes, entre em contato com o BONNJUR.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *