Saiba o que aconteceu no ataque dos hackers

No dia 12 de maio, vários países sofreram ataque dos hackers, onde os mesmos invadiram diversas empresas em mais de 90 países e isso deixou todo o Mundo chocado e muito mais atento com seus computadores.

Os equipamentos de informática teriam sido infectados com um vírus do tipo “ransomware”, que bloqueia os arquivos. No entanto, não sabemos se os hackers conseguiam ter acesso aos dados pessoais.

Tudo começou depois de os hackers acharem uma brecha no sistema operacional Windows, onde era colocado o vírus e todos os arquivos das maquinas eram embaralhados e bloqueados. Sendo assim, o vírus só seria retirado com uma quantia de dinheiro que teria que ser depositada para os hackers. Muitas empresas foram afetadas, até mesmo as de grande porte.

O governo espanhol divulgou um comunicado em que aponta o ciberataque em várias companhias do país, entre elas a empresa de telecomunicações Telefónica. O ministério da Energia confirmou que “o ataque afetou pontualmente equipamentos de informática de trabalhadores de várias empresas”.

ataque dos hackers

Outro país afetado foi a Inglaterra, e o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido informou na sexta-feira (12) que estava enfrentando um ataque cibernético. Hospitais ao redor do país disseram que o problema tem causado o cancelamento de consultas e atendimentos. “Estamos cientes de um incidente de cibersegurança e estamos trabalhando em uma resposta”, disse um porta-voz da divisão do NHS responsável por questões de tecnologia.

O “ransomware” é um pequeno programa, que se oculta em um arquivo de aparência inofensiva. Uma vez infectado, o usuário não pode ter acesso a seus arquivos enquanto não pagar um resgate.

No Brasil não foi diferente, hackers invadiram os computadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), durante um ataque a diversas instituições do Brasil. Na tela dos computadores, servidores de ambas as instituições se depararam com pedidos de resgate de US$ 300 por máquina afetada. Os prazos foram suspensos indefinidamente até que seja retomada a regularidade dos trabalhos.

A BONNJUR recomenda algumas coisas para você evitar a entrada de hackers no seu computador, como verificar se seu computador está atualizado, a última atualização foi feita em março pela Microsoft. Assim, é recomendado que você faça essa atualização e também deixe seu firewall ativado. Para saber se seu computador está atualizado, acesse o Painel de Controle e verifique se há atualizações disponíveis.

Além de deixar seu software atualizado, ter um antivírus é muito importante, com ele você vai conseguir encontrar tudo de errado que o computador pode receber e remover o mesmo.  Cuide também sobre os downloads que você faz, sempre procure um site confiável para baixar algum programa que esteja procurando. E por último, instale programas anti-spyware/adware em seu sistema, este tipo de programa bloqueia anúncios indesejados que você pode clicar e obter vírus no seu computador, um que recomendamos é o AdBlock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *